top of page
Foto do escritorEquipe AgriUrbana

AGRICULTURA URBANA EM MACAÉ: SUBSTRATO PARA O CONHECIMENTO EM CIÊNCIAS E TECNOLOGIAS

Coordenador do projeto e alunos do NUPEM/UFRJ visitam a Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel para implementação de acionador automático de irrigação em horta coletiva.


Segue a matéria publicada nosite do Instituto de Biodiversidade e Sustentabilidade NUPEM/UFRJ.





Na última quinta-feira, dia 22 de novembro (2019), o coordenador do Projeto de Extensão "Agricultura Urbana Em Macaé: Substrato para o Conhecimento em Ciências E Tecnologias”, Prof. Dr. Daniel Zandonadi, visitou, juntamente com os alunos do NUPEM/UFRJ participantes do projeto, a Escola Municipal Ancyra Gonçalves Pimentel.


A visita teve por objetivo dar continuidade às atividades que envolvem a implantação da horta na escola, como monitoramento da qualidade do substrato, da fertilidade, da nutrição e da qualidade das plantas produzidas neste espaço.


Durante as atividades, que contaram com a participação de professores de ciências, artes e da direção da escola, os alunos puderam aprender sobre irrigação automática da horta por meio da implantação de um mecanismo conhecido popularmente como “pinga” - trata-se de um sistema de automação de baixo custo para irrigação , desenvolvido pelos professores da Universidade Federal Rural, Leonardo Médici e Daniel de Carvalho, e apresentado no NUPEM/UFRJ em setembro deste ano (2019). O mecanismo de fácil manutenção, liga e desliga automaticamente o sistema de irrigação, evitando o desperdício de água. O sistema é composto por três peças e custa, em média, R$50, gerando economia de água, energia elétrica, tempo de trabalho e recursos financeiros.


“As crianças entenderam bem como funciona o sistema de irrigação e irão visitar o NUPEM/UFRJ no dia 29 de novembro para dar continuidade a estas atividades, como parte da interação com o nosso projeto de extensão. Esta nova visita busca facilitar a troca de conhecimentos, através do acesso ao espaço da estufa e do cultivo de tomates que existe na instituição. No NUPEM/UFRJ, os tomates são cultivados de uma maneira saudável e limpa para o ambiente por meio de um processo mais sustentável, mais independente, mais ecológico e mais barato: através do uso de fertilizante organomineral e por meio do cultivo protegido, que evita o acesso dos insetos às plantas, tornando o uso de agrotóxicos, então, desnecessário.



Estamos muito animados com este projeto.” (Prof. Dr. Daniel Zandonadi, coordenador do projeto "Agricultura Urbana Em Macaé: Substrato para o Conhecimento em Ciências e Tecnologias”).

20 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page