O evento
Com a casa cheia, o evento ocorrido do dia 3 de Setembro de 2018, em comemoração ao dia do biólogo, foi um sucesso. A profissão de biólogo foi regulamentada em 1973, e o Nupem/UFRJ organizou um dia para receber estudantes e compartilhar as experiências da Instituição.
O Evento teve início as 8h, com a recepção de cerca de 200 alunos do ensino médio da rede pública e privada de macaé.Ao chegarem ao NUPEM/UFRJ, os visitantes receberam as boas-vindas e puderam tomar o café-da-manhã na instituição. Logo após o lanche, os alunos se dirigiram ao auditório, onde assistiram à Palestra do Prof. Dr. José Roberto da Silva, intitulada “O Biólogo e suas áreas de atuação”. Durante cerca de 30 minutos, os alunos aprenderam sobre a profissão do biólogo, suas áreas de atuação e os seus principais desafios, tendo a oportunidade de esclarecer dúvidas quanto à área de formação e de atuação do profissional de biologia no mercado de trabalho e na área acadêmica.
Após a palestra, os alunos foram separados em grupos para que pudessem aproveitar melhor a visita nas tendas preparadas pela organização do evento. O tema central para o ano foi Agrotóxicos, portanto, cada tenda abordava e relacionava, dentro de grandes área da biologia, o uso de agrotóxicos, suas consequências para os ecossistemas, para a sociedade, e as tentativas de biocontrole e biorremediação. Dessa forma, algumas das tendas expostas no dia foram: ecossistemas terrestres, ambiente marinho, toxicologia ambiental e saúde, biotecnologia, ambiente e sociedade e mais. Saiba mais
Agricultura Urbana
À vista disso, o projeto de extensão Agricultura Urbana não poderia ter ficado de fora do evento, ainda mais o tema norteador sendo agrotóxicos. O grupo, portanto, ficou encarregado de organizar as atividades de uma das tendas. A ideia foi levar os alunos para conhecerem a casa de cultivo protegido (imagem 4), lá eram capazes de observar como é possível produzir alimentos em grande escala sem o uso de agrotóxicos .Os visitantes, então, puderam conversar um pouco mais com os monitores sobre o assunto, tendo um contato ainda maior com a produção ecológica de alimentos - um processo mais independente, sustentável, ecológico e barato, através do uso de fertilizantes naturais produzidos através do lixo orgânico.
Comments